sábado, 7 de maio de 2011

Uma Vida em Segredo - Autran Dourado

Dificilmente uma personagem de ficção consegue me acompanhar após a leitura de um romance ou novela. A personagem Biela, de Uma vida em segredo, foi uma das que conseguiu essa façanha. Autran Dourado construiu uma personagem capaz de cativar o leitor e permanecer viva, apesar de seu final fúnebre. Uma escrita digna das narrativas bem urdidas. Uma história capaz de mexer com o que em nós há de “desconcerto do mundo”, e nos fazer repensar até que ponto  vale a pena assumir uma vida que não escolhemos como nossa.

Segue o resumo. Fica a dica  para uma maravilhosa leitura.


Uma Vida em Segredo (1964) conta a história da moça Biela, que, depois da morte do pai e já órfã de mãe, é obrigada a deixar sua terra, a Fazenda do Fundão, para morar na cidade, em casa de parentes. A história de Biela brotou de um sonho, contado por Autran Dourado em Poética do Romance. “O narrador evidencia a simplicidade, o desapego aos bens matérias de Biela e através do fluxo de consciência, recurso utilizado por Autran Dourado, é mostrada a inadaptação da personagem ao espaço urbano. A Novela é a modalidade narrativa que se caracteriza pela sucessividade dos episódios, muitas vezes das personagens e dos cenários. O tempo e o espaço conjugam-se dentro dessa estrutura. Assim; a novela condensa os elementos do romance. Os diálogos são mais rápidos, as narrações são diretas e sem circunlóquios, tudo favorecendo a precipitação da história para o seu desfecho.
Uma Vida em Segredo é uma novela que traz a senha para o estudante entrar no intrincado universo de Autran Dourado, em que cada tema sugere um estilo.
Nesta novela o escritor discorre sobre a gente simplória do interior das Minas Gerais. Centrado na figura da prima Biela, o enredo elucida os dramas morais e psicológicos da moça feia que cresceu na roça e mudou-se para a cidade após a morte do pai. Reprimida, ela transforma seus desejos em reclusão voluntária. Após a morte de seu pai, a jovem Biela, de 17 anos, passa a morar com Conrado, seu primo, que a leva para viver junto com sua família em uma pequena cidade.
 Constança, esposa de Conrado, busca adaptar Biela a uma vida social de acordo com as posses da família e para tanto encomenda vestidos ricos e a ensina a se portar como uma jovem educada e rica. Entretanto, Biela apenas se sente bem ao lado dos empregados da fazenda onde mora, com quem passa a conviver após uma grande desilusão amorosa. Biela é coerente, fiel a si mesma, uma personagem densa e intimista, que aceita a imposição do destino, mas à sua maneira.

O Filme


Ficha Técnica
Título Original: Uma Vida em Segredo
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2002
Estúdio: Raiz Produções Cinematográficas
Distribuição: Riofilme
Direção: Suzana Amaral
Roteiro: Suzana Amaral, baseado em livro de Autran Dourado
Produção: Assunção Hernandes
Música: Luiz Henrique Xavier
Fotografia: Lauro Escorel
Direção de Arte: Adrian Cooper
Figurino: Marjorie Gueller
Edição: Verônica Sáenz

ElencoSabrina Greve
Eliane Giardini
Cacá Amaral
Neusa Borges
Eric Novinsky


SinopseApós a morte de seu pai, a jovem Biela, de 17 anos, passa a morar com Conrado, seu primo, que a leva para viver junto com sua família em uma pequena cidade. Constança, esposa de Conrado, busca adaptar Biela a uma vida social de acordo com as posses da família e para tanto encomenda vestidos ricos e a ensina a se portar como uma jovem educada e rica. Entretanto, Biela apenas se sente bem ao lado dos empregados da fazenda onde mora, com quem passa a conviver após uma grande desilusão amorosa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será lido.