sábado, 7 de maio de 2011

Uma Vida em Segredo - Autran Dourado

Dificilmente uma personagem de ficção consegue me acompanhar após a leitura de um romance ou novela. A personagem Biela, de Uma vida em segredo, foi uma das que conseguiu essa façanha. Autran Dourado construiu uma personagem capaz de cativar o leitor e permanecer viva, apesar de seu final fúnebre. Uma escrita digna das narrativas bem urdidas. Uma história capaz de mexer com o que em nós há de “desconcerto do mundo”, e nos fazer repensar até que ponto  vale a pena assumir uma vida que não escolhemos como nossa.

Segue o resumo. Fica a dica  para uma maravilhosa leitura.


Uma Vida em Segredo (1964) conta a história da moça Biela, que, depois da morte do pai e já órfã de mãe, é obrigada a deixar sua terra, a Fazenda do Fundão, para morar na cidade, em casa de parentes. A história de Biela brotou de um sonho, contado por Autran Dourado em Poética do Romance. “O narrador evidencia a simplicidade, o desapego aos bens matérias de Biela e através do fluxo de consciência, recurso utilizado por Autran Dourado, é mostrada a inadaptação da personagem ao espaço urbano. A Novela é a modalidade narrativa que se caracteriza pela sucessividade dos episódios, muitas vezes das personagens e dos cenários. O tempo e o espaço conjugam-se dentro dessa estrutura. Assim; a novela condensa os elementos do romance. Os diálogos são mais rápidos, as narrações são diretas e sem circunlóquios, tudo favorecendo a precipitação da história para o seu desfecho.
Uma Vida em Segredo é uma novela que traz a senha para o estudante entrar no intrincado universo de Autran Dourado, em que cada tema sugere um estilo.
Nesta novela o escritor discorre sobre a gente simplória do interior das Minas Gerais. Centrado na figura da prima Biela, o enredo elucida os dramas morais e psicológicos da moça feia que cresceu na roça e mudou-se para a cidade após a morte do pai. Reprimida, ela transforma seus desejos em reclusão voluntária. Após a morte de seu pai, a jovem Biela, de 17 anos, passa a morar com Conrado, seu primo, que a leva para viver junto com sua família em uma pequena cidade.
 Constança, esposa de Conrado, busca adaptar Biela a uma vida social de acordo com as posses da família e para tanto encomenda vestidos ricos e a ensina a se portar como uma jovem educada e rica. Entretanto, Biela apenas se sente bem ao lado dos empregados da fazenda onde mora, com quem passa a conviver após uma grande desilusão amorosa. Biela é coerente, fiel a si mesma, uma personagem densa e intimista, que aceita a imposição do destino, mas à sua maneira.

O Filme


Ficha Técnica
Título Original: Uma Vida em Segredo
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 95 minutos
Ano de Lançamento (Brasil): 2002
Estúdio: Raiz Produções Cinematográficas
Distribuição: Riofilme
Direção: Suzana Amaral
Roteiro: Suzana Amaral, baseado em livro de Autran Dourado
Produção: Assunção Hernandes
Música: Luiz Henrique Xavier
Fotografia: Lauro Escorel
Direção de Arte: Adrian Cooper
Figurino: Marjorie Gueller
Edição: Verônica Sáenz

ElencoSabrina Greve
Eliane Giardini
Cacá Amaral
Neusa Borges
Eric Novinsky


SinopseApós a morte de seu pai, a jovem Biela, de 17 anos, passa a morar com Conrado, seu primo, que a leva para viver junto com sua família em uma pequena cidade. Constança, esposa de Conrado, busca adaptar Biela a uma vida social de acordo com as posses da família e para tanto encomenda vestidos ricos e a ensina a se portar como uma jovem educada e rica. Entretanto, Biela apenas se sente bem ao lado dos empregados da fazenda onde mora, com quem passa a conviver após uma grande desilusão amorosa.







sexta-feira, 6 de maio de 2011

O projeto “Domingo tem Teatro”, apresenta Seu Bomfim. Do ator, autor e diretor Fabio Vidal.



Todos os domingos de maio - dias  8, 15, 22 e 29 às 19:30 h, no Teatro do Cuca.

 Um espetáculo de teatro para se emocionar, rir e pensar.
 
 
Sobre Seu Bomfim

Retorna a cena baiana o espetáculo Seu Bomfim. Após percorrer diversas cidades brasileiras a peça se apresenta  nos domingos demaio em Feira de Santana  - Bahia, no Projeto “Domingo tem Teatro”.

O encantamento se fez uma reação constante neste espetáculo teatral que transita entre sentimentos e temas distintos. Aqui o espectador ri, chora e se emociona com as histórias contadas por Seu Bomfim, repleta de personagens inusitados e experimenta variadas sensações que transitam entre o cômico e o trágico “num teatro físico e mental que não prescinde das palavras bem ditas.

Em vários momentos deste espetáculo somos levados a uma vasta seara de questionamentos sobre o tempo, a vida, a loucura e o desconhecido.  Deparamos-nos com um homem velho, que narra seu passado, vivido no sertão do Brasil, marcado pela ausência de um pai presente, que se refugia no meio de um rio (“perto dos olhos mas longe das mãos”).

Este espetáculo possui um grande mérito de se apropriar da matriz Sertaneja de Guimarãres Rosa, presente no conto “A Terceira Margen do Rio”, e retranformá-la, para a linguagem teatral, estabelecendo uma nova criação marcada das referencias roseanas. Vemos o sertão explicitado na atmosfera e na linguagem desta personagem primando pela valorização da palavra, trabalhada de forma quase que artesanal, como um ofício, da musicalidade tão característica e na valorização dos elementos físicos como um instrumento de teatralização.


Sinopse

Um contador de histórias chamado Seu Bomfim, um velho e errante homem do sertão, surge contando um episódio sobre um “homem do rio” que deixou sua família e sua vida para se colocar numa canoa, no meio do rio, de onde não sai mais. A partir dessa narrativa Seu Bomfim, narra acontecimentos do seu passado, onde rememora pessoas e locais, e expõe pensamentos sobre várias questões. Suas estórias, seu humor, questionamentos e ações levam o espectador a entrar no seu mundo subjetivo colocando em evidência seu drama humano pessoal que se encontra enraizado numa cultura sertaneja – nordestina – brasileira.


FICHA TECNICA

Espetáculo do Grupo  Território Sirius Teatro – participante da Cooperativa Baiana de teatro 
Criação, direção, atuação: Fábio Vidal
Direção: Meran Vargens
Cenário e figurino: Moacyr Gramacho
Iluminação: Fernanda Paquelet
Maquiagem: Marie Thauront
Produção: Cia Cuca
Classificação etária: 14 anos
Duração: 1h
 Contato.: 
Em Feira – 75- 3491 8992