sábado, 13 de janeiro de 2018

Estou indo...


Resultado de imagem para indecisão
Por Elis Franco

Existem pessoas que estão sempre indo. Minha filha é uma delas. Geralmente,  quando eu lhe peço para fazer algo, ouço de lá o grito “estou indo! Porém, é certo que permanecerá no mesmo lugar, até que eu me certifique se, de fato, a tarefa solicitada foi realizada. Eu até já me acostumei com o seu jeito, com a forma como administra o tempo, como só faz rapidamente aquilo que é de seu total interesse. Seria muito bom se pudéssemos agir assim em todas as situações da vida, porém, nem sempre o nosso ritmo condiz com as decisões urgentes que precisamos tomar.
            Quantos não são, por exemplo, os momentos da vida em que precisávamos escutar um primeiro chamado e partir sem pestanejarmos? Aquele momento em que a saúde reclama e é necessário fazer uma atividade física, contudo, estamos sempre indo na próxima segunda-feira; aquele amigo ou parente que precisamos visitar e estamos sempre indo no próximo final de semana; o desejo de fazer um curso, de ampliarmos os conhecimentos, no entanto, estamos sempre indo quando sobrarem tempo e dinheiro. 
            Estar sempre indo me lembra as atendentes de telemarketing. Fico com a impressão de que algo dará errado, demorará, a ligação cairá. Ouço a vozinha dizendo “estarei encaminhando sua solicitação para o setor responsável”. O grande problema é que há questões na vida cuja ação não pode ser protelada, pois corre-se o risco de não se poder mais conjugar o pretério perfeito fui e fizHá decisões que não podem ser encaminhadas a nenhum setor responsável, não há como transferir a culpa. Estar sempre indo só faz sentido quando a ação exige o presente contínuo, constância.
            Conheço várias pessoas que passaram a vida afirmando que iriam fazer algo, realizar uma tarefa, investir num desejo antigo, mas, ao final, nunca conseguiram presentificar as vontades, faltou empolgação, entusiasmo. Não estou falando daquelas vitimadas pela falta de oportunidade, pelas intempéries que impossibilitaram o avanço, mas de todas as que, tendo o anzol na mão, optaram por apenas olharem o outro pescar, morrendo de fome quando se tinha o alimento tão perto. Pior: atribuíram ao outro a causa de sua não realização.
            É sempre bom criarmos metas, estipularmos prazos, revermos os desejos. Entretanto, de que adianta desejo sem busca, planejamento sem execução de estratégia? De que adianta sonhar um sonho possível e deixá-lo escapar por comodismo? Na medida do possível, não esteja sempre indo, vá; prontifique-se ao chamado que a vida faz, seja sendo presença, realizando ações simples ou extraordinárias. Eu, assim como Guimarães Rosa, “Queria entender do medo e da coragem, e da gã que empurra a gente a fazer tantos atos, dar corpo ao suceder”.
            Um dia eu sonhei em publicar um livro, o que me pareceu muito distante. Então, ao invés de pensar na dificuldade de publicá-lo, passei a tentar superar o desafio que é escrever. Comecei pelos poemas, depois pelos contos e crônicas. Meu livro de crônicas está sendo gestado. Meus poemas e contos estão publicados em antologias. Não sei se são bons. Não importa. O que importa é que um dia eu disse que estava indo brincar com as palavras. E fui.
Nunca sonhei grandezas, apenas fui fazendo, entusiasmando-me. Pelo menos, nesse caso, não direi um dia: deveria ter ido, deveria ter feito. Eu fui e fiz. Os julgamentos de valor... isso já é outra história. Luto todo dia para, no final da vida, não precisar cantar como os Titãs: “Devia ter amado mais/Ter chorado mais/Ter visto o sol nascer/Devia ter arriscado mais/E até errado mais/Ter feito o que eu queria fazer”.

Feira de Santana, 09 de janeiro de 2018

Aproveitando a fala da filha como mote para escrever.

domingo, 7 de janeiro de 2018

A segunda lição sobre o amor


Resultado de imagem para amor desfeito
Por Elis Franco


“Eu pensando em ter você
Pelo tempo que durar”

Adriana Calcanhoto e Marisa Monte

Em 2015, escrevi um texto cujo título é “A primeira lição sobre o amor”, na tentativa de registrar um diálogo que tive com minha filha de cinco anos, quando esta me perguntou se poderia ficar para sempre com um bichinho chamado “soldadinho”. Resumindo, numa conversa bem leve, mostrei para ela que poderia ficar, mas não deveria aprisioná-lo, pois o para sempre deveria durar até o momento em que ele desejasse, ou seja, seria infinito enquanto durasse.
Naquele momento, estava eu tentando ensinar-lhe sobre este sentimento tão ambíguo que é o amor, julgando-me compreendê-lo bem, visto que este foi o tema de minha dissertação de mestrado. Na verdade, ao ensiná-la, era a mim que ensinava; eu precisava acreditar no que dizia. Acreditar eu até acreditava e acredito, porém, o mais difícil é permitir que alguém especial, cuja presença significa muito,  parta de nossas vidas.
Eu já li e leio sobre o amor, defendo, inclusive, a desconstrução do amor romântico, da ideia de que há uma metade da laranja nossa perdida pelo universo, como quis Platão ao narrar o mito do andrógino, e que apenas ao lado dela seremos eternamente felizes. Certa vez, ao conversar com um colega sobre esse tema, cheguei a afirmar que somos capazes de amar duas pessoas ao mesmo tempo, por razões diferentes, sem desejar perder nenhuma delas, como na letra interpretada por Marisa Monte, “Amar alguém e outro alguém também/ É coisa que acontece sem razão”. Ele, porém, disse-me que era impossível, pois caso as duas estivessem afogando-se, seria necessário decidir salvar apenas uma e, claro, seria salva a que fosse mais amada.
Aquela reflexão desestabilizou minhas certezas. Será que não há como amar duas pessoas ao mesmo tempo? Ou melhor, será que  não há como amar, com a mesma intensidade, duas pessoas? Sei apenas o quanto não é fácil definir esse sentimento... não há mesmo como defini-lo sem limitá-lo. Contudo, tentei, outro dia, expressar, por meio de versos,  o que seria o amor : “Amor é repousar a cabeça/pensando na eternidade:/(esse sonho infantil)./É escolher permanecer/por gratidão, tesão, ou/ − quem sabe – sentimento./ Ou por tudo isso reunido, /ou por nada disso: amar é/insondável profundidade.”
Em matéria de amor, cada pessoa tem sua história, não há receita. Para alguns, o amor malsucedido é devastador, deixa marcas difíceis de superar. Para outros, porém, “Se a madrugada hesita num desmaio,/ um novo amor convido para a dança”, como cantam os versos do poeta Cajazeiras Ramos. Penso que, qualquer que seja a definição para o sentimento que invade e aproxima dois seres, é imperioso vivê-lo intensamente, não permitindo que os vestígios de relacionamentos anteriores assombrem o momento presente.
Talvez, a melhor definição para o amor seja “o indefinido”. De nada adianta querer compreender as suas “sem” razões de existir. O melhor, de fato, é aprendermos a nadar, a enfrentarmos as ondas agitadas do mar do amor, pois nunca se sabe se seremos a pessoa escolhida para ser salva no momento das intempéries.
Que todo amor seja amor apesar de... Que todo amor seja amor para além de... Que todo amor seja apenas amor, enquanto for permitido ser. E caso algo dê errado pelo caminho, sentir o baque é natural, sofrer aquele aperto no coração também. Mas, depois, ouça Marisa cantando “Quero que você seja feliz/ Hei de ser feliz também”, ou outro estilo desejado. Afinal, esta história de alma gêmea e tampa da panela já está meio desacreditada, não é?

Feira de Santana, 07 de janeiro de 2018

Publicado em: FRANCO, Elis. Memórias afetivas. Salvador: Cogito, 2018. p.69 e 70