domingo, 6 de maio de 2012

Um romance dentro do romance: a criação literária em Confissões de Narciso, de Autran Dourado


RESUMO: O texto desta comunicação é um recorte da pesquisa, ainda em andamento, intitulada Don Juan às avessas: a utopia do amor em Confissões de Narciso, de Autran Dourado, realizada no Mestrado em Literatura e Diversidade Cultural, da Universidade Estadual de Feira de Santana. O recorte aqui realizado tem como objetivo divulgar aspectos iniciais da pesquisa, analisando o fazer literário de Autran Dourado no romance em estudo. Ao apresentar um personagem escritor, a narrativa autraniana permite uma reflexão acerca de alguns temas relacionados à arte literária. Explicitamente, através da escrita memorialística realizada pelo personagem, o autor aborda temas como pastiche, mimese, catarse, entre outros.

PALAVRAS-CHAVE: Criação literária. Romance. Confissões de Narciso. Autran Dourado.


Texto apresntado no II ENALE (UFAM/ Humaitá)


Texto completo nos Anais eletrônico, p. 188 a 196

Erotismo e feminino em contos de Adelice Souza


RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade analisar a linguagem erótica em contos da escritora baiana Adelice Souza, identificando as metáforas e encenações do deus Eros, no intuito de revelar como a escrita feminina tem se apropriado de temas relacionados à sexualidade. Buscou-se discutir a relação entre poder e expressão da sexualidade no Ocidente, a partir das idéias de Foucault (2007),analisando, sobretudo, as modificações ocorridas nessa relação, principalmente quanto ao espaço conferido à mulher. Definiu-se também o conceito de erotismo utilizado para esta análise, além de problematizar as possíveis diferenças entre literatura erótica e pornográfica. A análise foi realizada a partir da seleção de cinco contos pertencentes aos três livros publicados, até o momento, por essa escritora, mostrando a pertinência temática em sua contística.

Palavras-chave: erotismo, feminino, contos, Adelice Souza

Texto apresentado no III Seminário Nacional de Literatura e Cultura -2011 (UFS)

Texto completo nos Anais eletrônico, páginas 1285 a 1303

Don Juan às avessas: a utopia do amor em Confissões de Narciso, de Autran Dourado



RESUMO: O presente trabalho tem por finalidade analisar a retomada dos mitos de Narciso e Don Juan no romance Confissões de Narciso, de Autran Dourado, destacando semelhanças e rupturas trazidas pelo comportamento do personagem principal, Tomás de Souza Albuquerque, com os mitos supracitados. Buscar-se-á, também, analisar as imagens, metáforas e encenações do amor presentes no romance, tendo em vista que os mitos aqui analisados estão relacionados com a temática amorosa.
PALAVRAS-CHAVE: relações mitológicas; representações do amor; romance brasileiro; Autran Dourado.

Texto apresentado no III Colóquio da Pós-graduação em Letras- 2011 (UNESP/Assis)

Leia o texto completo nos Anais eletrônico

Gaiola aberta: memórias autranianas do Governo JK



RESUMO: Os debates acerca das relações entre Literatura e História são recorrentes, sobretudo na historiografia atual que indaga se as obras literárias podem ou não ser utilizadas pelos historiadores como fontes de pesquisas e questiona, também, se a própria História não seria uma forma de ficção. A partir da leitura de História e Memória (1996), de Jaques Le Goff, aparando-nos, sobretudo, no tópico “Documento/Monumento”, e compreendendo a escrita memorialística ou autobiografia enquanto um gênero literário, buscar-se-á analisar como o livro de memórias, Gaiola aberta: tempos de JK E Scmidt (2000), do escritor mineiro Autran Dourado, está inserido na aproximação entre História e Literatura, além de poder se configurar enquanto um documento histórico.

PALAVRAS-CHAVE: História. Memórias. Literatura. Gaiola aberta. Autran Dourado.  


Texto apresentado no IV Seminário Nacional de Literatura e Cultura (2012)- Universidade Federal de Sergipe

Leia o texto completo nos Anais eletrônico